sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

ESCOLA 2012

1-14 -via-via-1-3-pa>
+
1-6 - via-via-1-ac-in>
terça-feira, 22 de Julho de 2008

AOS COMPANHEIROS DE VIAGEM/ ESTUDOS HERMÉTICOS: 10 PONTOS DE ARRANQUE

1.
DEGRAU A DEGRAU, STEP BY STEP

Falando de «via iniciática», talvez possam servir-nos de graus ou degraus da via iniciática, palavras que poderiam ser sinónimas,palavras, tais como:
Ascese
Contemplação
Meditação
Yoga
Mística
Iluminação
Falando do que poderia distinguir, de todas elas, a via iniciática, detectámos o «espontâneo» (a célebre vocação dos místicos que respondem a um chamamento de Deus) da mística e o deliberado da iniciação.
Mas pergunto-me, agora, se não haverá ainda outra grande diferença antes dessa: enquanto a ascese, a mística, a contemplação, a meditação, o yoga partem do corpo para chegar ao Espírito, a via iniciática segundo EG, parte do Espírito para chegar ao Corpo.

E talvez seja esta a noção mais difícil de apreender na (hipó) tese de EG. Todas as tradições, doutrinas e correntes hoje correntes, vão no sentido inverso.
E talvez seja aqui que entra a palavra-chave entre todas as palavras-chave: o «duplo».
«Duplo» que só aparece na grande tradição das escolas de mistérios, onde Etienne Gillé a foi buscar.
Além do livro «L’Homme et Son Double», proponho que avancemos para a nossa pesquisa de algumas palavras-chave, axiomas ou postulados ou banalidades de base que sirvam de bússola nesta navegação, nesta viagem, nesta via:
a) O «duplo»
b) A «iniciação»
c) O «transfert»
Lá estão os índices remissivos a fazer um jeitão...
Linkar (relacionar) esta pequena rede e outras pequenas redes com uma rede maior (a imagem da cebola ou das caixas chinesas...) pode ser um minimétodo de avançar no macrométodo de EG.
Como o ego está sempre à espreita, especialmente nestes caminhos da chamada «iluminação», é melhor nem pensar que a iniciação é só para eleitos ou prédestinados... Mas até é capaz de ser.
+
2.
A DEMANDA DA UNIDADE NÃO É (AINDA) A DEMANDA DO GRAAL, MAS QUASE
Dificuldade metodológica no estudo a que chamamos «hermético» é que qualquer item particular só faz sentido quando relacionado com uma dinâmica global: o inverso, precisamente, do que se passa com o linearismo da ciência analítica, de onde decorrem as nomenclaturas hiper-especializadas.
No nosso estudo, a complexidade tem que ser explorada em linguagem comum e com uma nomenclatura filosófica acessível a quem tiver o mínimo de agilidade nas ideias e no relacionamento das ideias: mas, acima de tudo, a quem estiver motivado para as ideias e para pensar com ideias.
A quem sentir um imperativo categórico de fazer esses estudos e adquirir essa experiência que designamos, sem medo, de iniciática
Porque as ideias, bem ou mal, são, podem ser, têm que ser comuns a quem tiver cabeça, enquanto as nomenclaturas técnicas são só para especialistas.
E cada especialista no seu galho...
Convergência holística foi em certa altura e continua a ser uma maneira de contornar esta dificuldade de método.
E mais algumas abordagens globais e globalizantes, tais como:
Linha Ortomolecular
Convergência Holística
Dialéctica
Gnose Vibratória
Noologia
Cosmosofia
Filosofia
Arte de Viver
Arte de Morrer
Artes Alternativas
A procura da Unidade (em tempo de falsa globalização e de entropia generalizada) se não é a tal «demanda do Graal» anda lá perto: os alçapões e armadilhas que se atravessam no Caminho fazem pensar nisso.
+
3.
DEMOCRATIZAR A VIA INICIÁTICA
Por força que o iniciado tem que ser um notável. O livro de Edouard Schuré – «Os Grandes Iniciados» – ajudou a estabelecer esse equívoco, até porque está cheio de muita palha e pouco, muito pouco grão.
Além dos grandes iniciados – Buda, Maomé, Jesus, Krisna, - é suposto ter havido os pequenos.
Mas esse equívoco desincentiva qualquer pedagogia ou filosofia que se oriente no sentido iniciático da vida.
Que, diga-se, devia ser incentivado desde a escola primária.

4.
O SENTIDO DA FINITUDE E O SENTIDO TRÁGICO DA VIDA
Sem contagem decrescente não existe clima ou atmosfera ou estado de espírito favorável à disciplina iniciática e que lhe sirva de imperativo categórico.
Nem sequer ao extase místico. Nem sequer ao contemplativo e à meditação.
Ou seja, equinocialmente estamos no ponto zero da evolução individual e colectiva mas os condicionalismos culturais sociais, ideológicos da sociedade de consumo também não incentivam a ir além desse zero, pois têm que incentivar o consumismo hedonista e o hedonismo é o inverso do iniciático.
Nem a contagem decrescente para o minuto final de que todos os dias os jornais nos dão massacrante notícia, nem o countdown da corrida planetária para o abismo global, da corrida global para o abismo planetário, - nos acorda desse torpor.
A enfatização mediática das catástrofes e da catástrofe planetária, em vez de nos acordar, torna-nos ainda mais sonolentos e resignados e passivos e acomodados. Para lá de ninguém já se interessar em salvar o Planeta (embora alguns hipocritamente continuem a gritar que sim) ninguém já se interessa em salvar a alma.
Só julgamos acordar pela publicidade hedonista a todos os consumos que nos prometem melhor qualidade de vida, incluindo as novas espiritualidades.
Preconizar uma pedagogia iniciática no meio disto é perfeitamente inútil: nem sequer escandaliza ninguém.
Nem sequer se critica como utopia radical.
Nem sequer acontece hoje o que aconteceu à utopia ecológica, hoje completamente omissa no discurso pró e anti-ambientalista mas na altura asperamente criticada pelos políticos reformistas e revolucionários.

5.
O SENTIDO TRÁGICO DA VIDA NÃO FOI SÓ BUDISTA
Até a literatura tem ajudado à grande farra do consumismo, o oposto da opção iniciática.
Momentos houve em que os escritores falavam do «sentido trágico da vida» expressão que pertence ao seu maior poeta mundial, o nosso sempre omnipresente Fernando Pessoa.
Momentos houve em que Unamuno era um filósofo das consciências (angustiadas?) : propomos «Do Sentimento Trágico da Vida», de Miguel Unamuno, como um texto de cabeceira nos nossos estudos herméticos.
Momentos houve em que Alberto Camus ganhava leitores com o seu «L’Homme Revolté». Há que voltar à idade dourada da grande consciência existencial.
Momentos houve em que angústia existencial se transformou num ismo da história da filosofia: o existencialismo.
Momentos houve em que os poetas cantavam o «mal de vivre».
E E.M. Cioran compilou a angústia de alguns em títulos que ciosamente guardamos na nossa Biblioteca do Gato: «A Tentação de Existir», «Exercices d’Admiration», «História e Utopia».
Momentos houve em que os escritores escreveram livros sobre as suas neuroses depressivas : William Styron, Peter Handke , Thomas Bernhard são alguns dos mais notórios.
Momentos houve em que Berdiaev foi lido e comentado: «Cinco Meditações sobre a Existência» e «O Mal do Tempo» são dois títulos ciosamente guardados na Biblioteca do Gato
Embora catalogado no surrealismo, Antonin Artaud pertence por direito a esta galeria de infelizes e, claro, algo dele e de muito importante resta nesta Biblioteca do Gato: bem como Georges Bataille, o escritor de «La Parte Maudite».
Mas todas essas pequenas janelas para a grande porta iniciática foram fechadas com um estrondoso silêncio.
Para só se ouvirem os amanhãs que cantam estalinistas e que agora já não cantam apenas guincham nas Olimpíades de Pequim.
+

6.
UM CLUBE DE ELITE
Se a iniciação e a vontade de viver uma experiência iniciática sempre tem sido uma ocupação de elites, hoje tornou-se ainda mais minoritária.
E por isso o Etienne não está, felizmente, vulgarizado na Net.
Mas isso não nos impede de avançar com um programa de estudos nesse sentido e com essa exigência de fundo. Sem ilusões nem equívocos para não enganar ninguém. Mas porque hoje, com o advento da Era de Aquário, se tornou um imperativo cósmico.
O caminho iniciático é de poucos mas há que reunir esses poucos e avançar.
Porque há sempre excepções à regra e é para essa excepções que devemos preparar uma plataforma de diálogo interactivo como hoje se diz.

7.
ESTUDOS HERMÉTICOS: UM PROJECTO EM CONSTRUÇÃO NA NET
O projecto «estudos herméticos» incluirá necessariamente um plataforma interactiva na Net.
«O Nosso Cosmos» é uma proposta de título.
[ver anexo os itens do projecto e o sumário de matérias teóricas]


8.
COUNTDOWN ATÉ 2012
A consciência de finitude , individual e colectiva, deverá ser a única condição sine qua non do candidato a iniciando.
Sem esta consciência e o sentido do fim próximo, ninguém se preocupará em aprender a morrer.
Equívoco fatal mas é assim.
A arte de viver é a arte de saber morrer: sem esta consciência qualquer estudo dos estudos herméticos é inútil.
O nosso programa jamais admitirá a Radiestesia Holística para usos menores.
O pêndulo de Radiestesia é um instrumento de iniciação, uma ferramenta que combina prática e teoria numa experiência de gnose a que chamamos, com alguma propriedade, experiência iniciática.
Relativizando todos os conhecimentos e experiências e ciências, a viagem iniciática é, sem medo e sem ilusões, uma viagem para o absoluto. Outra palavra que deixará, entre nós, de ser tabu.

9.
SEM MEDO DOS GUARDAS
Sem medo das palavras – e apesar dos guardas que nos vigiam dia e noite – chamados cientistas – iremos compilando as pequenas certezas que nos garantem uma «limpeza» da alma e a transparência do nosso destino.
Sem medo dos racionalistas, dos positivistas, dos especialistas, dos cientistas, de todos os guardas deste gulag que tão laboriosamente todos os poderes e religiões construíram para nos enjaular e asfixiar espiritualmente, encontraremos os nossos postulados de base, os nossos axiomas, as nossas certezas, as nossas banalidades, os nossos truísmos, que nos permitam respirar algum oxigénio de verdade.
As nossas certezas entre a crença religiosa e a teoria científica.
Iremos, neste clube de elite, demarcar-nos de todos os que, antes e depois da revolução industrial, contribuíram e todos os dias continuam contribuindo para a destruição e para a contagem decrescente do nosso lindo Planeta azul.
Porque não queremos, como eles, ir direito para o Inferno como eles necessária e evidentemente irão.
Uma das palavras a meter na ordem é a palavra salvação: trata-se de facto de salvar as nossas almas, aqueles que o quiserem, e deixar ir pró inferno aqueles que nos meteram no inferno deste tempo e mundo.
Temos de usar sem medo as grandes palavras – deus, alma, universo, céu, inferno, absoluto – com o mesmo à vontade com que usamos as pequenas.
Temos que democratizar o transcendente.
Temos que democratizar o sagrado.
Temos que democratizar o milagre.
E banalizar (democratizar) não significa necessariamente abastardar.

10.
EXPLICAR É SIMPLIFICAR
Resumindo e (quase) concluindo:
A iniciação é simples, simplesmente foi complicada pelos guardiões do templo e pelos guardas do gulag, em aliança contra-natura. Simplesmente foi complicada em vez de explicada pelos detentores do poder (religiões, inquisições, grupos, seitas, escolas e até grupos que se dizem de estudo da radiestesia...).
+
1-6- via-via-2-ac-in>
quarta-feira, 30 de Julho de 2008

AOS COMPANHEIROS DE VIAGEM/ ESTUDOS HERMÉTICOS: UM PROJECTO EM CONSTRUÇÃO

 TÍTULOS PROPOSTOS:
O NOSSO COSMOS
ALIEN 2012
COUNTDOWN 2012

 GRANDES ÁREAS ABRANGIDAS:
A) POSTULADOS DE BASE
B) CAMINHOS DO MARAVILHOSO
C) ESTUDOS AVANÇADOS (TEMÁTICOS)

 PLACA GIRATÓRIA DO PROJECTO:
FILOSOFIA DA VIDA
ECOLOGIA ALARGADA = COSMOBIOLOGIA
HIPÓTESE VIBRATÓRIA = GNOSE VIBRATÓRIA
RADIESTESIA HOLÍSTICA
CONVERGÊNCIA DE INTERFACES = CONVERGÊNCIA HOLÍSTICA
CONTINUUM ESPACIO-TEMPORAL

 LINHAS TEMÁTICAS PARA ESTUDOS AVANÇADOS:
EGIPTOLOGIA
ALQUIMIA
OVNIS, CROP-CIRCLES E APARIÇÕES MARIANAS
ECO-TERAPIAS
NOOLOGIA-1-ECM>

 SINÓNIMOS DE NOOLOGIA (NOOSOFIA)
HV=HIPÓTESE VIBRATÓRIA
GV=GNOSE VIBRATÓRIA
AT=A TESE
TS=TERAPIA SUBLIME
AL=ALFABETO LUMINOSO
LV=LINGUAGEM VIBRATÓRIA
RH=RADIESTESIA HOLÍSTICA

 LIVROS DE ARRANQUE PARA POSTULADOS DE BASE:
[ LISTAGEM EM ANEXO]

 DESIGNAÇÕES PROPOSTAS PARA O CONJUNTO DA MATÉRIA:
CIÊNCIA DOS PRINCÍPIOS
CIÊNCIA DO ESPÍRITO
NOOLOGIA (CIÊNCIA DAS ENERGIAS)
NOOSOFIA
COSMOSOFIA
CIÊNCIA DO MARAVILHOSO

+ LÉXICO DE RAIZ:
ALUNO
APRENDIZ
CLUBE
ELEITOS
ELITE
ESCOL
ESCOLHIDOS
GRUPO
INICIANDO
POSTULANTE
HIEROFANTE
NOVIÇO

+ LÉXICO DE RAIZ:
CERIMÓNIA
CONTEMPLAÇÃO RELIGIOSA
DISCIPLINA
EXTASE
IDEAL DE SANTIDADE
JURAMENTO DO SILÊNCIO
MISTÉRIOS
ORAÇÃO
PERFEIÇÃO
PROVA DA ÁGUA
PROVA DE FOGO
PROVA DOS CROCODILOS
RITO
RITUAL
TEMPLO

+ LÉXICO DE RAIZ:
ARCANO
ARQUÉTIPO
ASCESE
AXIOMA
CERTEZA
CONTEMPLAÇÃO MÍSTICA
CONTROLE MENTAL
CURA INICIÁTICA
DESTINO
EGOS E APEGOS
ESSÊNCIA
MEDITAÇÃO
MÍSTICA DA DOR
PALAVRA UNIVERSAL
POSTULADO
PSICOSTASIA
SABEDORIA
SALVAÇÃO
VERBO-LUZ

+ LÉXICO DE RAIZ:
AXIOMAS
POSTULADOS
BANALIDADES
TRUÍSMOS
APORIAS
INTUIÇÕES
EVIDÊNCIAS
+
DESCARTAR O SUFIXO «LOGIA»:
NOOSOFIA EM VEZ DE NOOLOGIA
ASTROSOFIA EM VEZ DE ASTROLOGIA
COSMOSOFIA EM VEZ DE ASTROLOGIA
ARITMOSOFIA EM VEZ DE NUMEROLOGIA
TEURGIA EM VEZ DE TELOGIA

+ LÉXICO OCORRENTE NAS NOSSAS CONVERSAS:
GIORGIO BONGIOVANNI E ESTIGMATIZADOS
GIORGIO BONGIOVANNI E UFOLOGIA CRÍSTICA
CROP CIRCLES VS CIRCLES MAKERS
ENTROPIA/NEGUENTROPIA
VIA INICIÁTICA VS VIA MÍSTICA
CURAS MILAGROSAS

+ LÉXICO DE RAIZ A INVESTIGAR EM CAMINHOS DO MARAVILHOSO:
O MISTÉRIO DA ATLÂNTIDA
O MISTÉRIO DA ESFINGE
O MISTÉRIO DAS PIRÂMIDES
O MISTÉRIO DOS OVNIS
O MISTÉRIO DO GRAAL
O MISTÉRIO DA ETERNIDADE
O MISTÉRIO DA VIDA
O MISTÉRIO DA MORTE
O MISTÉRIO DO TEMPO
O MISTÉRIO DO ETERNO RETORNO
O MISTÉRIO DO MAL
O MISTÉRIO DA BELEZA
O MISTÉRIO DA MATERIALIZAÇÃO/DESMATERIALIZAÇÃO
O MISTÉRIO DO LABIRINTO
O MISTÉRIO DA ESFINGE
O MISTÉRIO DE STONEHENGE

+ LÉXICO DE RAIZ A INVESTIGAR EM ESTUDOS AVANÇADOS:
OS QUE VIERAM DA HERANÇA ATLANTE (ALIENÍGENA):
ESSÉNIOS
MAÇONARIAS
ILLUMINATTI
ROSA CRUZ
PRIORADO DO SIÃO
GNÓSTICOS
TEMPLÁRIOS
TEOSOFIA

 ALGUNS SINAIS DE IGUAL:
CIDADE DE TEBAS = CIDADE DO SOL = ARCA SOLAR
[ LISTA EM ANEXO]
FASES DA CÉLULA = FASES ALQUÍMICAS
CORRESPONDÊNCIAS = ANALOGIAS = SIMETRIAS = PALINDROMIAS

 DESIGNAÇÕES DE SCHURÉ A REJEITAR:
TEOLOGIA OCULTA
ORGANIZAÇÃO SACERDOTAL
FELICIDADE
+++
- DESIGNAÇÕES DE SCHURÉ A REVER:
- CRIPTAS
- FILES E CÓDIGOS AC PARA O PROJECTO
- MM
- CI
- CS
+++

 ANEXO: OS ITENS DO SITE COSMONET
PARA LINKS AC E GOOGLANDO EM GERAL
ALGUNS DESTES ITENS EXISTEM EM LIVRO NA BIBLIOTECA DO GATO
[ + ALGUNS INCLUÍDOS AOS DO SITE]
A GRANDE ESPERANÇA
A GRANDE SÍNTESE
A PROCURA DA PEDRA FILOSOFAL
AQUEM E ALÉM DOS 5 SENTIDOS
ALIEN OBSESSION 2012
ALIEN VIRTUAL
ANJOS SEM DEMÓNIOS
AS EVIDÊNCIAS ESQUECIDAS
APRENDER É RELEMBRAR
AQUÉM E ALÉM DOS 5 SENTIDOS
ASTRODIVERSIDADE = UNIVERSOS DIVERSOS
ATELIÊ YIN-YANG
AS 12 CIÊNCIAS SAGRADAS
BANALIDADES DE BASE
BIO-CRONOLOGIA YIN YANG
BIODIVERSIDADE EXTRA-TERRESTRE
CONTINUUM ESPACIO-TEMPORAL
CONVERGÊNCIA HOLÍSTICA
CORRESPONDÊNCIAS MICRO-MACROCÓSMICAS
CORRIDA CONTRA-RELÓGIO
CRONOBIOLOGIA YIN-YANG
DIÁRIO DE UMA DESCOBERTA
DO INFINITAMENTE GRANDE AO INFINITAMENTE PEQUENO
DO MICRO AO MACRO COSMOS
ECOLOGIA ALARGADA = COSMOBIOLOGIA = BIOCOSMOLOGIA
EM DEMANDA DO GRAAL
ENERGIAS E SINERGIAS
ESPECTRO ELECTROMAGNÉTICO -> CONTINUUM ENERGÉTICO
FILOSOFIA DA VIDA
FONTES REMOTAS
GENTE GRAÚDA
GNOSE VIBRATÓRIA = HIPÓTESE VIBRATÓRIA
IMPERATIVO CÓSMICO
INFOSOFIA
INICIAÇÕES E INICIADOS
LEITURAS MÁGICAS
MAGIC GALLERY
O LABIRINTO DA ETERNIDADE
OVNIS, UFO'S, ET'S & DISCOS VOADORES
O GRANDE CICLO CÓSMICO (21-12-2012)
O IMPERATIVO CÓSMICO
O LABIRINTO DA ETERNIDADE
O MARAVILHOSO EM DIAPOSITIVOS
NA SENDA DO MARAVILHOSO
PARADIGMA (CÓSMICO) ORTOMOLECULAR
PISTAS DO MARAVILHOSO
PROJECTO ALIEN 2012 (START 2)
RADIESTESIA HOLÍSTICA(START 1)
REGRESSO ÀS ORIGENS DO NOSSO DESTINO CÓSMICO
RELENDO ETIENNE GUILLÉ
SEARCHING COSMOS
SINOPSE MACRO-MICROCÓSMICA
TEXTOS REMOTOS
UFO NET GLOBAL
UNI-COSMOS & UNI-VERSO
VIDA DEPOIS DA VIDA
VISUALIZAR O INVISÍVEL (DIAGRAMA A DIAGRAMA)
+
1-3- via-via-4-ac-in-st>
1-24864 bytes -ficha-1> noologia geral - fichas de estudo

4-2-1997

GLOSSÁRIO DAS ENERGIAS

Falando de iniciação e de energias que intervêm na iniciação, podemos indicar, nesta Ficha, uma primeira lista de palavras-chave que, tal como indica o programa de matérias, é um dos itens obrigatórios da cadeira de Noologia (Noosofia).
Este glossário será o fio de continuidade que irá dando sequência ao curso, ficha após ficha, tema após tema, item após item.
No capítulo «Cura Iniciática, Reacções curativas, Medicina e Magia» podemos, desde já, avançar algumas expressões-chave que intervêm no processo iniciático e que o estudante poderá aprofundar consultando bibliografia indicada, ou descoberta por si, e/ou um bom dicionário de matérias noológicas, de que serão indicadas também algumas sugestões entre a bibliografia disponível no mercado editorial.
Podem iniciar a vossa própria lista de A a Z:
Alergia (Menetrier)
Anafilaxia/Imunidade
Anergia (Menetrier)
Arrogância (Michio Kushi)
Aura ( R. Steiner)
Biótipos (Vários autores e sistemas)
Ciclos viciosos
Ciência espiritual (R Steiner)
Clarividente (Vulgo)
Cura iniciática (AC)
Devoção ( R. Steiner)
Diáteses (Menetrier)
Efeitos e ciclos perversos (Medicina tradicional chinesa)
Energias perversas (Medicina tradicional chinesa)
Enxofre filosofal
Enxofre metal
Experiência interna (R. Steiner)
Fases alquímicas
Gnose Vibratória (EG)
Iatrogénese ( Ciência vulgar)
Mundos superiores (R. Steiner)
Mutação
Predisposições
Psicostasia (Livro dos Mortos Egípcio)
Qualidade noética (W. James)
Reacções curativas (Hipócrates)
Segunda Morte
Stresses positivos (Etienne Guillé)
Trabalho interior (R. Steiner)

FRASES ESCOLHIDAS
«Os sentimentos são a nutrição da alma , tal como os alimentos são a nutrição do corpo» (R. Steiner)
«O monge medieval , na escuridão da sua cela e o eremita na sua caverna, faziam uso, não de substâncias psicadélicas mas de:
- isolamento sensorial
- privação do sono
- disciplinas meditativas
- jejuns
Para provocar alterações bioquímicas e abrir as porta dos níveis mentais inconscientes (pg. 88-89)

Obras de Steiner que convergem no tema iniciação:
- Os Graus do Conhecimento Superior- O Caminho Iniciático da Imaginação, da Inspiração e da Intuição
- O Conhecimento Iniciático -As vivências supra-sensíveis nas várias etapas da iniciação
- O Limiar do Mundo Espiritual - Considerações aforísticas
- A Ciência do Oculto
- A Direcção Espiritual do Homem e da Humanidade
- Um caminho Para o Conhecimento de Si
- O Centro do Mundo Espiritual
- Teosofia, Introdução ao Conhecimento Suprasensível do Mundo e do Destino Humano
- A Crónica de Akasha - A Génese da Terra e da Humanidade: uma leitura esotérica

POSTULADOS DETECTADOS NA BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
Tudo é Um
Universo do Diverso

REAGRUPAMENTOS DETECTADOS:

Consciência mística =
= samadi (hinduismo)
= satori (zen-budismo
= visão beatífica (cristianismo)

Perguntas de indução à pesquisa (para os que gostam de pesquisar):

- Qual o fenómeno contrário da imunidade?
- Qual o termo oposto de Tempo? E de Espaço? E de Vida? ■

Nenhum comentário: